top of page

Devocional Semanal - 25/01/2026

Firmados na Verdade em Tempos de Confusão - 1°João 2:12-17

Vivemos dias em que muitas vozes disputam nossa atenção e tentam redefinir aquilo que Deus já deixou claro em Sua Palavra. Ideias que parecem piedosas, discursos bem-intencionados e até movimentos dentro do meio cristão podem, aos poucos, nos afastar da verdade bíblica quando deixam de ter as Escrituras como fundamento final.



Por isso, mais do que nunca, somos chamados a examinar tudo à luz da Palavra de Deus, lembrando que nossa fé não está baseada em sentimentos, tendências ou experiências pessoais, mas na revelação fiel do Senhor. Permanecer firmados na verdade exige discernimento, humildade e compromisso com o evangelho tal como ele nos foi entregue.

Neste devocional, somos convidados a refletir sobre a importância de manter nossos olhos em Cristo, nosso coração submisso às Escrituras e nossa fé enraizada na sã doutrina, mesmo quando isso significa nadar contra a corrente.


SEGUNDA-FEIRA | 1° João 2:12

“Filhinhos, escrevo a vocês, porque os seus pecados são perdoados por causa do nome de Jesus.”

O apóstolo João nos lembra da segurança que é pertencer à família de Deus e da garantia perene que há no nome de Cristo. Na era primitiva, o poder e triunfo do nome de Cristo foi um fator essencial para proclamação da fé cristã. Ainda hoje podemos nos agarrar na afirmação bíblica do poder que há no nome de Jesus. Não há nome maior (Filipenses 2:9-11), não há outra fonte de salvação. Não há maneira do perdão divino falhar se temos o nome de Cristo como penhor


TERÇA-FEIRA | 1° João 2:13

“Pais, escrevo a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevo a vocês, porque vocês têm vencido o Maligno.” Um tema recorrente da epístola de João é a perseverança e a fidelidade à Palavra de Deus. João insiste aos seus receptores que há uma luta que travamos contra o pecado. João também nos apresenta o caminho e equipagem para essa luta: conhecer a quem temos crido, conhecer aquele que existe desde o princípio. Não resistimos por nossas próprias forças, justiça própria ou intelecto, mas por meio do Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14-16) que conhece nossas fraquezas. Por meio dele e ligados a Ele, resistimos ao Maligno.


QUARTA-FEIRA | 1° João 2:14

“Filhinhos, escrevi a vocês, porque conhecem o Pai. Pais, escrevi a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevi a vocês, porque são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês já venceram o Maligno.” Uma das possíveis interpretações das expressões “filhinhos”, “pais” e “jovens” que João utiliza para falar aos seus leitores é a multigeracionalidade que há no Reino. Deste modo, no organismo vivo da igreja de Cristo, seja no sentido físico e humano das diversas faixas etárias do povo de Deus ou seja no sentido de crescimento e amadurecimento espiritual (Efésios 4:13, 1 Coríntios 3:1-2), todos nós enfrentamos os efeitos da queda em nossa jornada cristã. João novamente nos lembra que, para quem está no Pai e o conhece, a batalha final contra o pecado foi ganha através de Cristo e que a nossa aliança com Deus não pode ser rompida. As muitas gerações experimentarão da Graça que há em pertencer a Cristo.


QUINTA-FEIRA | 1° João 2:15

“Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” Uma frase atribuída a Calvino afirma que "o coração humano é uma fábrica de ídolos". Tim Keller, em seu livro “deuses falsos”, destrincha sobre a idolatria e nos comunica que nosso coração caído tem a tendência de transformar amores e boas coisas em ídolos. A tentação se mostra da seguinte forma: desequilibra nossa visão e corrompe coisas essencialmente boas em destruição e distorção. O que João ensina não é que devemos ignorar todas as criações divinas como se fôssemos criaturas etéreas, mas que devemos disciplinar nossos corações com a palavra de Deus, lembrando que somos passageiros nesta terra. Com o “amar o mundo”, João aponta para o conceito de trevas e luz do capítulo anterior. Se amamos ao Senhor, andamos na luz e reequilibramos nossas afeições.


SEXTA-FEIRA | 1° João 2:16 e 17

“Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”


João alerta que aqueles que centralizam seus afetos nas coisas passageiras deste mundo não tem a fé verdadeiramente firmada em Jesus. A admoestação moral da epístola de João aponta para a superioridade de Cristo. Não há comparação entre os prazeres terrenos e a vida eterna com Cristo. Nosso chamado é permanecer na palavra. Recebemos a vida eterna e o conhecimento como dom de Deus, isso gera em nós obediência. João nos diz que Cristo nos basta e é Ele quem redime nosso caminhar. Aquele que é o amor supremo expulsa os amores falsos de nossos corações. Também é aquele que nos amou primeiro (1 João 4:19) que nos ensina a amar verdadeiramente.


Deus abençoe a sua semana!

Comentários


© 2024 by Igreja Batista do Jaraguá.

Rua Izabel Bueno, 788 - Bairro Jaraguá - BH/MG.
comunicaibaj@gmail.com / (31) 97560-0010

CNPJ 50 905 201 000-06

Política de troca, devolução e reembolso.

Todos os direitos reservados.

IBaj - Igreja Batista do Jaraguá
bottom of page