Devocional Semanal - 01/02/2026
- Lívia Andrade

- há 19 horas
- 3 min de leitura

Série História de Missões: Missões no Novo Testamento
No ano passado, examinamos várias áreas sobre o porquê e como fazer missões. Nossa igreja deseja, com isso, despertar em cada membro um coração missionário, despertar vocacionados e ver como nós nos tornamos uma igreja missional. Esse ano esperamos manter essa chama acesa, por isso iremos resgatar histórias que possam nos ensinar e inspirar.
Sabemos que nosso Deus é um Deus missionário e, portanto, como seu povo, também nos chama à sua Missão. Esse chamado é inegável quando lemos acerca de Jesus e a Grande Comissão que deixou a seus discípulos. O Novo Testamento trata acerca de missões, vemos nos evangelhos a obra iniciada por Cristo. Nos Evangelhos, o enfoque está em Jerusalém, mas ao mesmo tempo há a promessa do alcance universal. Na Grande Comissão, Jesus fala sobre o plano de evangelização, e em Atos seus seguidores dão continuidade ao seu plano, à sua obra.
Analisando o contexto histórico da época, identificamos alguns elementos como facilitadores para missões. Naquela época, Europa, parte do Oriente Médio e África estavam debaixo do domínio do Império Romano, viviam uma época conhecida como a Pax Romana, considerada uma época de paz, estabilidade e prosperidade na história do império. O grego era uma “língua universal”, facilitando assim a comunicação e disseminação do evangelho, além do sistema de estradas romano, orgulho do Império e facilitadores nas viagens dos missionários do 1º Século.
Outro elemento muito importante foi a Diáspora Judaica e a presença das sinagogas. Por volta de 70 d.C. com a destruição do segundo templo pelos romanos, os judeus foram dispersos para longe de Jerusalém, chegando ao norte da África, Europa e Ásia. Nessa época a presença das sinagogas se tornou central como lugar de oração, estudo e reunião para os judeus dispersos.
Nesse cenário, onde muitos cristãos sofreram perseguição e morte, eles se viram forçados a sair de Jerusalém e a levar o evangelho com eles, levar o evangelho até os confins da Terra.
No livro de Atos vemos o surgimento e expansão da Igreja, como o plano de Cristo é colocado em prática. Atos capítulos 1 a 7 tem uma ênfase em Jerusalém; capítulos 8 a 12 trata do evangelho na Judéia e Samaria e Pedro é o apóstolo mais proeminente; capítulos 13 a 28, enfoca-se nos confins da Terra, chegando até Roma e o apóstolo mais proeminente é Paulo.
Quando estudamos o período do Novo Testamento, a época dos apóstolos, a pregação do evangelho era feita através do testemunho espontâneo. Os cristãos compartilhavam as boas novas e as igrejas já estabelecidas se encarregavam de estabelecer novas igrejas, de continuar a obra, assim as igrejas iam multiplicando-se por várias regiões.
Tratamos de um personagem chave para essa época de expansão das missões para as demais nações. Paulo teve um ministério direcionado aos gentios, suas viagens ajudaram a que o evangelho chegasse a várias regiões até então totalmente pagãs. Ele visitava cidades para evangelizar regiões, estabelecia uma igreja, mas não permanecia ali por muito tempo e logo partia para uma nova cidade, pois agora cabia à igreja estabelecida seguir com a obra de fazer discípulos.
Hoje podemos contemplar que nada do que passou na história foi uma eventualidade, tudo sempre está sob o controle de Deus. Deus é soberano sobre todas as coisas, ele muda governos, leis e o que for necessário para o cumprimento de sua vontade. Não são reis, nem imperadores que ditam como a história deve ocorrer, mas sim o nosso Deus e foi de vontade Dele usar até mesmo o império romano para a proclamação do evangelho.
Cabe a nós como discípulos de Cristo, como Igreja, darmos seguimento a obra narrada em Atos.
Que a vida e obra dos apóstolos e o mandato de Jesus sejam inspiração para cada um de nós. Que possamos viver para Cristo, para a proclamação do evangelho e se preciso for morrer por Ele.
Segunda-feira: Mateus 15:24; João 1:11-12
Terça-feira: Mateus 28:18-20; Lucas 24: 46 - 47
Quarta-feira: Atos 2: 1 - 3, 41 - 47
Quinta-feira: Atos 13:14; 28: 26 - 28
Sexta-feira: Atos 6:7; 9:31.
Bibliografia:
Material da disciplina de História de Missões - curso livre em Pós-graduação em Estudos Missiológicos. Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.
Podcast Bíblia y teología del Dr. Larry Trotter.
Deus abençoe a sua semana!


Comentários